MATAS

Recuperação de matas
19.09.2010

O Globo Rural foi convidado a conhecer o trabalho de um fazendeiro, que há quase trinta anos começou a recuperar as matas em volta das nascentes da propriedade.

Seu Marco Túlio Paolinelli é agrônomo, mas tem certa queda para o jornalismo. Ele documentou todo o trabalho com fotos. O repórter Ivaci Matias visitou a fazenda no meio da estiagem.

São ao todo 120 hectares. Comparando uma foto d<object width="480" height="392"><param value="http://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf" name="movie" /><param value="high" name="quality" /><param value="midiaId=1339652&autoStart=false&width=480&height=392" name="FlashVars" /><embed width="480" height="392" flashvars="midiaId=1339652&autoStart=false&width=480&height=392" type="application/x-shockwave-flash" quality="high" src="">http://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf"></embed></object>e 28 atrás e outra de hoje é possível ver como o lugar era antes da recuperação da mata. Era quase um deserto e virou uma floresta.

A primeira providência de Marco Túlio foi retirar o gado. Depois ele fez curvas de nível ao redor da área degradada e canalizou a água chuva para vários bolsões interligados por canos, assim pôde conter a força da enxurrada. A água que antes varria tudo, agora se infiltra lentamente, abastecendo o lençol freático.

No caminho até uma nascente principal, que alimenta as três represas da fazenda durante todo o ano, é possível ver vários olhos d’água brotando da terra. Num deles Marco colocou um cano para observar a mina ao longo dos anos.

Feliz pela recuperação da área Marco resolveu juntar músicos de várias cidades. Em 2009 eles gravaram uma versão da música ‘Carinhoso’, de Pixinguinha e João de Barro. Para homenagear a força da natureza, que quando ajudada pelo homem, reage. E é capaz de recompor em pouco tempo uma área antes degrada.

Assista ao vídeo e veja a reportagem completa.

A propriedade do seu Marco Túlio, recebe muitas visitas, inclusive de escolas. O contato pode ser feito pelo telefone (0xx34) 3313-0770.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s